Missa da Solenidade de Pentecostes: Como me enviastes, eu os envio!

24

Celebrado no último domingo, 20 de maio, a solenidade de Pentecostes: a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, é a conclusão triunfal do mistério pascal de Cristo. Ele sofreu, mas venceu a morte e ressuscitou. O Espírito é o Amor que nos santifica e nos vivifica. Esse amor se manifesta na paciência, na benignidade, na bondade, fidelidade e mansidão. Somos chamados para viver segundo o Espírito de Cristo ressuscitado. Eis nossa alegria: caminhar com Cristo no Espírito de seu amor vivo e ressuscitado.

O pároco Padre José Milton dos Reis, relembra a todos os presentes que a nossa Paróquia está em festa, pedimos então a São José, nosso padroeiro, que lá do céu intercede pelo seu povo e durante três semanas, todas as pastorais, movimentos e comunidades foram responsáveis pela realização da festa em louvor a São José.

Após o ato penitencial, momento de silêncio e profunda reflexão, todos os presentes foram aspergidos com água benta recordando o nosso batismo, que Deus se digne a ajudar-nos para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos.
Em sua homilia Padre Milton nos diz que “este é o motivo que nos reúne em assembleia, para louvar e agradecer a Deus por que Ele é bom, e nos quer participantes de seu reino, e assim precisamos responder, mesmo até quando somos indiferentes ao seu chamado, Ele permanece sempre fiel, Ele quer nos fazer participantes de seu Reino, e durante toda nossa jornada neste mundo Ele vai insistir, nos procurar, nos convidar e se respondermos sim Ele nos envolve com seu amor e nos conduz. “

“Hoje celebramos a Festa de Pentecostes, recordamos que Jesus tendo voltado para junto do Pai, não nos deixa órfãos ou sozinhos, Ele nos envia o Espírito Santo, Aquele que vai nos conduzir, nos fortalecer. O Espírito Santo é nos dado por Jesus, que viveu como um de nós, como homem experimentou nossas fraquezas: foi tentado, abandonado, traído, julgado injustamente, condenado à morte, preso na cruz, mas em tudo foi fiel no amor, e venceu as tentações, traição, dor, sofrimento, venceu a morte, ressuscitou e volta para junto do Pai, Ele conseguiu por que estava com a força do Espírito Santo, pois buscava o Pai, era um homem de oração, chegou a dizer “Eu e o Pai somos um”, pois sabia que no Pai encontraria forças e assim conseguiu vencer toda a maldade do mundo inclusive a morte.”

Jesus sempre foi um homem de oração, em tudo que fazia procurava o Pai buscando forças e agradecia quando conseguia vencer aquela etapa, os discípulos admirados pedem “Senhor ensina-nos a rezar” e Jesus nos ensina a bonita oração do Pai Nosso. Ele reza e o Pai o fortalece, o conduz, o protege, o defende, dá-lhe sabedoria, dá-lhe força, dá-lhe coragem, e Ele é capaz de vencer o mal e abrir para nós as portas dos céus, e voltando para o Pai nos envia o Espírito Santo, que é a força de Deus que estava com Ele, é a sabedoria, a coragem, que o tornou capaz de vencer as tentações e o mal, até mesmo a morte. Queremos pedir a Jesus, dá-nos do teu espirito santo, da sua fortaleza r sabedoria e ensina-nos a ser fiel no amor e instrumentos de paz, a cuidar da vida que há em mim e ao meu redor, para que eu possa conquistar a felicidade nesse mundo e voltar um dia à casa do Pai. Na segunda leitura, São Paulo nos diz, ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, a não ser pelo Espírito Santo, por isso pedimos ao Espírito Santo de Deus que nos envolva com sua graça e nos ilumine a cada dia, para que seguindo os passos de Jesus e sendo fiel aos seus ensinamentos possamos vencer o mal e conquistar a felicidade e a paz, construir um mundo melhor, caminhar para Deus e um dia chegar um dia a eternidade. Que bonito se no fim de nossos dias podermos dizer como São Paulo: combati o bom combate, cumpri minha missão, agora volto para o Pai, é o Espírito Santo que nos dá essa graça e nos fortalece, por isso pedimos hoje vinde Espírito Santo, fortaleça-nos e inunda o nosso ser com teu amor e nos faça caminhar e crescer como filhos e filhas de Deus.

Nestes dias celebramos também nosso padroeiro São José, homem justo e fiel, escolhido por Deus para ser o Pai adotivo de Jesus, José escuta e é fiel ao pedido que Deus lhe faz, este mesmo homem que junto de Deus no céu é nosso padroeiro e intercede por nós, queremos pedir a São José que possa nos ensinar a acolher Jesus e seguir teus passos, nos defenda da maldade dos Herodes de hoje, que quer destruir nossas famílias, nossos lares, jovens e crianças, nos proteja de todo o mal deste mundo.

Peçamos a São José, venha e abençoe nossa família, nosso trabalho e nossa comunidade, para que juntos possamos a cada dia seguir os passos de Jesus e assim amanhã ou depois chegarmos juntos de Deus à eternidade.

Ao final da celebração, membros do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e da Pastoral Familiar realizaram a coroação de Nossa Senhora, momento de profundo amor e gratidão a Virgem Maria Mãe de Deus e nossa.

Por Diego Augusto da Silva

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg