Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

DSC 0634

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, foi celebrada na matriz de nossa cidade uma missa pelo padre Leandro José de Melo, dedicada ao coração de Jesus que é o foco de amor onde somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia e a vida de Jesus.

Celebrar o dia do Sagrado Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã e apostolado a oração se renovarem na fé para que se sensibilize a fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.

Os Pontífices romanos têm salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura desta maravilhosa devoção. Como consequência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.

De acordo com os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.(Mt.11,28-30)

Em sua homilia padre Leandro salienta que precisamos redescobrir o “amor de Cristo por nós”, não é por acaso que nas aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial da igreja e que resistiram toda a descristianização da sociedade moderna porque o a devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, caminho e como fim sendo um amor que sustenta, ampara e direciona.

Por Daísa dos Reis Riboli Rodrigues

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg