Iniciado o Tempo do Advento: hora de esperarmos a vinda do Menino Deus

DSC 5458

No último domingo (02) com o acendimento da primeira vela, teve início o Tempo do Advento, primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo , vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.

A Coroa do Advento é uma tradição que remonta do Século XIX, nos servindo de lembrança para a importância desse período tão importante para nós católicos, “O Advento”. É um símbolo cristão que pode ser colocada na casa de qualquer católico, muito importante pois além da lembrança do período do advento nos traz mensagens importantes dentro dos símbolos das quais esta guirlanda contém.

Para entendermos mais à fundo os significados desse ícone listamos abaixo os significados de cada elemento nela presente:

A guirlanda da Coroa do Advento
As velas são colocadas em uma guirlanda redonda, pois representa o amor de Deus que é infinito, assim como em um círculo você não encontra seu início e seu fim. Além do mais como no círculo não existem lados diferentes representa que o amor de Deus é igual para todos nós.

O verde dos ramos da Coroa do Advento
O verde dos ramos encontrados na coroa do advento é a representação da esperança que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz, e o Senhor da Esperança que está para chegar.

A fita vermelha da Coroa do Advento
Fita vermelha que representa o testemunho e o amor de Deus que nos envolve por completo, um amor forte e infinito.

As velas da Coroa do Advento
Na Coroa do Advento também encontramos as velas, e assim como os outros símbolos dentro desse ícone, sendo elas normalmente colocadas nas seguintes cores: Verde, Vermelha, Roxa e Branca. Abaixo conheceremos os significados das cores das Velas do Advento e quando acendê-las. As Velas da Coroa do Advento possuem uma ordem que devem ser acesas, começando pelo primeiro Domingo do Advento (primeiro domingo de dezembro):

1° Verde
Deve ser acendida no primeiro domingo de dezembro representada pelo verde que é a esperança que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias.

2° Vermelha
A segunda vela a se acender, a cor vermelha que representa o amor de Deus, também representa a anunciação feita por João Batista.

3° Roxa
O roxo durante o advento representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais.

4° Branca
A vela que representa a pureza do Branco, além da luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu filho O Messias.

Por Pastoral da Comunicação

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg