Pastoral da Criança realiza segundo encontro

pastoralcrianca1000No último domingo, 26, aconteceu o segundo Encontro de Espiritualidade da Pastoral da Criança, Setor Guaxupé/MG. O encontro foi realizado no salão Paroquial de Muzambinho e contou com a presença de coordenadores das cidades de Guaxupé, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Monte Belo, Poços de Caldas e Muzambinho.

Segundo Regina Tavares, Coordenadora da Pastoral, durante o encontro tiveram várias pregações, entre elas, destacou-se a missão da mulher, nos dia de hoje, inspirada em Maria com a palestrante Thaísa Vieira que levou todos ao passo a passo de Maria, desde a anunciação do Anjo Gabriel até a morte de Jesus na Cruz.

"Nós devemos ir ao encontro das pessoas como Maria foi até Isabel. Ela não mandou uma mensagem para dizer que se precisasse ela estaria na casa dela a disposição, mas ela foi até o encontro, ultrapassou todas as dificuldades para ir ao encontro de um necessitado. Quem precisa de ajuda não sabe pedir. É um estado de graça quando é ajudado, é uma obra do Espírito Santo. Um cristão é aquele que leva a graça até quem necessita. A verdadeira evangelização está escondida no abraço", disse. Ela disse ainda que Maria foi sensível. Ela teve a sensibilidade que ver que faltava vinho na festa de casamento nas Bodas de Caná e pediu para Jesus realizar o milagre. Assim devem ser os líderes, devem ter a sensibilidade de ver o que está faltando para as crianças e famílias.  Maria foi discreta, ela não saiu gritando na festa que faltava vinho e sim, chegou até seu filho Jesus com delicadeza. Um bom cristão é aquele que tem a discrição para resolver os problemas, falando menos e fazendo mais.

“Ser cristão dentro da igreja é muito fácil, difícil é ser cristão na sociedade, no nosso trabalho, por isso devemos ter Maria como exemplo”, completa.

Vieira fez uma dinâmica utilizando uma mexerica. Nessa dinâmica ela contou com a ajuda da sua filha, a pequena Sofia Vieira Silva. Ela deu nas mãos da Sofia uma mexerica e na mesma hora, a pequena disse: Mamãe descasca pra mim? Através desse pedido da filha, ela ensinou que devemos apresentar nossos problemas como uma mexerica para nossa Senhora, pedindo a Mãezinha amada, descasca por mim, me ajuda, Mãezinha a descascar os meus problemas diários, as minhas dificuldades.

Tavares disse ainda que o encontro também teve a presença do Padre José Milton dos Reis que deixou uma mensagem aos participantes e parabenizou toda a equipe da pastoral pelo trabalho, dedicação e missão.
"Domingo é dia do senhor, que alegria ver esse encontro acontecendo no dia Dele, que bom que somos escolhidos para essa missão de ir até uma criança. Os pequenos nos ensinam o caminho do céu, da pureza. Ele cita uma passagem bíblica “Tenha o coração como de uma criança e terás o céu”, acrescenta.

A coordenadora lembrou também que houve mais uma pregação com o tema “A importância da visita e os novos desafios da Pastoral feita pelo Coordenador Diocesano da Diocese de Guaxupé, Pedro Alexandre Neto.

"Ele disse que o olhar misericordioso fala muito mais do que palavras. Quando começamos acompanhar uma criança nos tornamos padrinhos dela. É um amor muito grande que aprendemos a dar e receber. Deixo uma mensagem para que vocês levem a todas as famílias, pai e mãe que levam seus filhos na Igreja não buscam na cadeia!” enfatiza.
Ela comentou ainda que foi celebrada pelo Padre Ronaldo, uma missa e foram feitas algumas homenagens com inclusive a apresentação de uma canção apresentada pela Sofia e seu pai Valdeir Pereira da Silva.

“Também foi servido a todos um almoço delicioso. Esse encontro foi um momento único para renovar nossa força e esperança, pois sozinhos somos fracos, mas quando unimos nossas forças temos a certeza de vencer qualquer obstáculo”, finaliza

  • site-pascom.jpg